Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sabem tudo de geografia

Muitas pessoas podem nem perceber o quanto o ensino - nem sempre o aprendizado - da geografia está presente em suas vidas. Por que a matéria de colégio está longe de ser apenas o estudo da divisão de países e os nomes de suas capitais, mas engloba o estudo da formação de blocos econômicos, condições climáticas*, relevo, condições humanas de desenvolvimento, condições migratórias, meio ambiente (hidrografia, relevo, condições agrícolas). Do mais profundo ponto do mar atá onde a vista alcança.
(Sabe o que significa a sigla IBGE? instituto Brasileiro de GEOGRAFIA e estatística)

A geografia está presente no estudo da previsão do tempo, que você procura quando vai viajar ou escolher uma roupa pela manhã. Na hora de comprar um imóvel você pensa em sua localização, 'posição solar' ou na hora de escolher o lugar onde vai passar as férias (seja pela beleza natural ou pelo clima da época); isto posto, prossigo.

Vinha agora caminhando pela Av. Paulista, sob chuva fina* e foi impossível não ouvir a conversa de dois rapazes 'colados' atrás de mim.
(...)
- E pra onde você vai?
- Florianópolis.
- Mas lá não é frio? (!)
- Não, lá não chove quase nunca (grifos meus). Frio faz no Rio Grande do Sul, que é fora da ilha de Florianópolis. (oi? outro aparte meu)

Me perdi no meio de tantas confusões... Esse nem notícias acompanha, ou acha que enchentes brotam da terra.
Se eu não andasse tão calma tinha me virado e corrigido os dois. Mas ando cansada. E não posso corrigir anos de mal-aproveitamento-deles-na-escola.

Lembrei de uma colega, há quase um ano. Quatro pessoas ao redor de uma mesa de produção. Recebo, por volta de 20h45 uma mensagem via SMS que falava no pôr-do-sol de Porto Alegre naquele momento. Detalhe: horário de verão.
E uma colega faz uma cara sabichona e de estranhamento: COMO ASSIM? JÁ É NOITE FAZ TEMPO!
Me limitei a responder: AQUI.

Mas a pior mesmo foi ter contato isso numa mesa de engenheiros e enquanto umas pessoas sorriam, outra ficou quieta, pensando no assunto. E arriscou perguntar: como assim?
Os outros responderam: onde você estava nas aulas de arquitetura da faculdade, onde se ensina sobre isso?
É, nem precisava voltar aos tempos de colégio...

Fico lembrando do esforço dos meus professores pra que tudo que estavam ensinando fizessem algum sentido em algum momento da minha vida adulta.

sugestões: http://www.sogeografia.com.br e http://www.ibge.gov.br

Nenhum comentário: