SOBRE A FARSA DO DISCURSO MARKETEIRO DE RESPONSABILIDADE
AMBIENTAL
Grandes empresas que deveriam ser as primeiras a dar o
exemplo, vestem-se de um discurso puramente demagógico com a única intenção de
aumentar suas vendas, já que suas atitudes não coadunam com ele.
Na casa de minha mãe havia um forno de microondas SANYO cujo
último conserto datava de 1988. Ele morreu. Simples assim, sem mais chances de
funcionar pela falta de uma pequena peça que não é mais produzida. Dirão alguns
“que horror, tava na hora de trocar mesmo”. Eu pergunto: por que? Ele tinha o
espaço interno perfeito para pratos de grandes formatos e cumpria muito bem sua
função, não importa “sua idade”. E lá foi ele para o lixão dos eletrônicos.
Precisou ser trocado por um “novo” de outra marca que em um ano de uso já foi
ao conserto uma vez e não sabe uma travessa de lasanha tamanho família.
Esta semana resolvemos levar a conserto a lava-louça
BRASTEMP que está impecável externamente e tem pontos mínimos de ferrugem
naquele gradil onde a louça é encaixada. Depois de 4 dias tentando ligar para a
assistência técnica da Brastemp, ouço que a bomba d’água (sim, apenas a bomba
está estragada) NÃO É MAIS FABRICADA PARA AQUELE MODELO.
Lógica de mercado: fabrique modelos novos com peças
diferentes e o consumidor terá, OBRIGATORIAMENTE que colocar o produto no lixo
e comprar um novo.
Obviamente que “especialistas” dirão ser impossível fabricar
modelos novos com o mesmo tipo de peça modelo antigo, que justamente essas
causavam mais danos ao meio ambiente, usando mais água e energia e todo esse
blá blá blá.
Mas então, como fica a diferença entre o discurso de
compromisso público sobre a responsabilidade ambiental? Pois mais uma máquina
grande totalmente viável que precisa apenas bombear água para dentro deve ser
substituída por outra provavelmente menos resistente e duradoura.
Ética e, sem saber na época, responsabilidade ambiental
tinham os fabricantes de antigamente, cujos produtos duravam na casa de nossas
mães e avós por 20, 30 e até 40 anos! O importante era fornecer um produto de
qualidade.
Agora, o importante é apenas VENDER enquanto há vida no
planeta, pois, como se sabe, quando ele tiver virado um grande lixão, essa
gente cheia de dinheiro vai morar na lua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário