Sempre dizia que ia descobrir a origem do termo "mexerica" usado no Sudeste do Brasil, especialmente, para denominar a fruta parente próxima da laranja, que nos estados de Santa e Catarina e Rio Grande do Sul chamamos (como em português de Portugal e francês da França) de bergamota (bergamote).
BERGAMOTA é palavra turca e depois utilizada pelos italianos (imigrantes) e depois aportuguesada. Também chamada de vergamota.
[F.: Do turco beg armudi, pelo it. bergamotto. Sin. ger.: vergamota.
Pois hoje - apesar da hora avançada, nesta madrugada de clima ameno resolvi que iria investigar a fundo (na internet, é claro) a origem do termo.
1° - atenção: é mExErica (vem de 'mexerico', 'remexer na vida alheia') e não mIxIrica, que tem outro significado segundo o dicionário informal, apesar de ao ouvido soar como na segunda opção e muitas pessoas escreverem assim;
2° - a origem pode estar ligada ao fato de que, de longe, se pode sentir o aroma da fruta, lembrando pessoas que fazem fuxicos (fofocas, intrigas), pois fofoca é algo que vai longe;
3° - mExIrica é um peixe de água doce de origem indiana (Etroplus maculatus);
4° - a melhor resposta que encontrei foi esta, que me pareceu a mais completa, com o adendo da origem turca. Como a fruta é originária da China, me parece que o termo turco é o mais próximo, pois não descobri como se chama em chinês. Em alguns dicionários on-line chinês português, só obtive algum resultado através do termo 'tangerina' e a pronúncia escrita em alfabeto ocidental com arquivos de áudio, tinha sons bem diferentes de todos os termos conhecidos (tangerina, bergamota, mimosa, mexerica, etc) pelos brasileiros.
Resumindo: pra achar a fruta em Roma, fale como os romanos; de modo geral fale como quiser. Mas cá entre nós: "Vergamota" sempre foi de doer no ouvido!
................................................................
Tange o que?
Impressões Profissionais
por Débora Martins
Tangerina, Mexerica, Ponkan, Dancy, Bergamota, Mandarina, Montenegrina, Mimosinha e Laranja-cravo. Qual será o nome?
Bem, isso depende da região em que estivermos no país.
A tangerina é conhecida em todo o Brasil; apesar dos muitos nomes, variedades e apelidos atribuídos ao fruto, é tudo tangerina. Agora, experimente oferecer uma bergamota a um cearense, ou uma mimosinha a um paulista. Isso pode causar estranheza.
Com atendimento a clientes também acontece assim, só que não é tudo igual.
Respeitar a cultura e o vocabulário dos clientes pode fazer toda a diferença no relacionamento comercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário