Há alguns anos minha amiga Marie Ange falou que Sinvastatina era horrível. Na época falamos pouco e nem lembrei mais do assunto. Eu tomava essa droga desde que entrei no climatério, mas nunca havia ligado uma coisa a outra: aumento de colesterol com a alteração hormonal. Segundo o médico que estamos consultando agora, o colesterol aumenta para tentar regular os hormônios, assim como a febre surge para combater algo ruim.
Para resumir o assunto, após 2 anos levando minha mãe a clínico geral, neurologistas, cardiologistas, psiquiatra, psicóloga, endocrinologista, dezenas de exames de todo tipo, NADA DE DIAGNÓSTICO! Então o novo médico, sem olhar nenhum dos exames que levamos, após eu dizer que ela tomava Sinvastatina, me interrompeu e disse para minha mãe: vamos tirar essas dores nas pernas, cansaço, perda de memória e depressão que eu sei que a senhora tem sem ter me dito coisa alguma.
Além de pararmos com a Sinvastatina, ela começou tratamento com vitaminas, hormônios e coenzimas prescritas pelo médico. Mesmo antes, ela teve vários lapsos de memória com segundos de duração. Menos de um mês de parada a tal medicação, ela hoje teve uma " ausência" de cerca de 4 horas de duração. Estávamos juntas no apartamento onde ela vive desde 1976 e ela afirmava que tinha que ir "para casa". Ficou irritada dizendo que eu estava mentindo para ela ao dizer que não sabia o endereço; saí caminhando com ela pela rua para ela ir para casa. Ela tinha que falar com alguém que não lembrava quem era, desnecessário relatar detalhes, mas no contato com o médico entre outras providências, ele passou um link para lermos artigos médicos sobre a droga, inclusive relatos de médico que foi submetido ao tratamento e sofreu efeitos colaterais. Alguns desses efeitos indesejados podem incluir danos neurológicos permanentes. Pessoalmente, atribuo a situação a uma espécie de "abstinência" da medicação.
Considero importantíssimo compartilhar estas informações para que mais pessoas tenham consciência de alguns fatos " omitidos" pela indústria farmacêutica.
Estatina: http://www.euroclinix.com.pt/funcionamento-das-estatinas.html
Link: http://www.spacedoc.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário