Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Meu voto.


Você sabe o que está escrito nos programas de governo dos candidatos em que pretende votar?
Sabe o que está escrito, pelo menos, no estatuto desses partidos, qual sua ideologia?

Você sabe realmente o que é comunismo?
Grosso modo, comunismo (do latim communis – comum) é uma doutrina social ou ideologia política e socioeconômica, que quer promover uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção.
Infelizmente, uma ideia tão boa não consegue ser estabelecida por um motivo simples: somos humanos. Há pessoas boas e ruins em toda parte, sempre há quem queira obter mais vantagens para si. O que aconteceu e acontece em muitos lugares é que algumas pessoas que acreditam no ideário comunista entendem que ele deve ser implantado a qualquer custo, pois após alguns anos todos pensarão da mesma forma. Ou seja, através de uma ditadura. Ledo engano: a começar por oportunistas como Mao que só pensam em poder e dinheiro.
O que muitas pessoas esquecem é que há ditaduras de formas diversas, mas sempre pelos mesmos motivos.


Por que votarei em Luciana Genro, após tanto tempo de voto nulo.

- Sim, ela é socialista. Como era Saramago. Como era Jesus. Como foi Dilma.
O fato de a pessoa ser socialista ou comunista não significa que vai impor uma ditadura com suas ideias. Sendo eleita de forma democrática dentro de um sistema presidencialista, a ideia é que buscará igualdade social e econômica DENTRO desse sistema. Acreditando eu que todos somos iguais, fica fácil de entender este argumento. Além disso, pra instaurar uma ditadura seria necessário quase total apoio popular ou força militar para impô-la, certo?

- Uma pessoa que chega a romper contato com familiar tão próximo por discordar dos rumos tomados pelo partido no qual ambos militavam, deve ter um motivo forte: o partido havia mudado, e muito. Eu mesma, após as primeiras gestões do PT em Porto Alegre, passei a votar no partido pois via algumas mudanças importantes. Infelizmente, há todo tipo de gente aí também. Pessoas que, em pouco tempo, foram corrompidas (ou entraram com este intuito) pelo poder e pelo acesso fácil a muitas coisas, inclusive verbas e facilidades diversas. Em algumas gestões era frase corrente: “vamos roubar agora por que quando o PT voltar só eles podem roubar”. Verdade ou não sobre os desvios, a acomodação era visível após 16 anos de poder municipal. Dois motivos: o caráter aparente e o desejo de mudança.

- Considero um ABSURDO pesquisas de opinião. Amostras de 3000 pessoas em todo o Brasil? Não dá uma pessoa por município! Alguém tem dúvida do quanto essas ‘pesquisas’ influenciam eleitores despreparados??

- Analisei cada um dos candidatos em que pretendo votar. Pesquisei em notícias antigas, em trabalho que desenvolveram ao longo dos últimos anos.

Meu voto será
- Fernanda Melchionna para Deputada Estadual – por ver seu trabalho como vereadora, senti vontade de voltar a votar.
- Luciana Genro para Presidente pelos motivos acima citados.
- Sartori para Governador. Não consigo votar no Tarso. Vários ‘pequenos’ motivos. Mas ainda pode ser que vote no Robaina. Tenho até domingo pra decidir.
- Olívio Dutra para Senador. Ele não concorda com os rumos que o partido tomou, mas optou por ficar e lutar internamente por mudanças e acertos. Sempre foi a mesma pessoa; entre erros e acertos nos cargos em que ocupou não se mostrou corrompido pelo poder.
- Dep. Federal: PSOL. De todos os partidos com os quais poderia simpatizar, olhei cada um dos candidatos e não encontrei nenhum que me desse motivos para assinar embaixo de sua eleição.

Adicionado em 10 de outubro de 2014: Sartori perde meu voto a partir de quem pretende colocar na cultura: Fogaça. E depois só foi lomba abaixo.

Nenhum comentário: