Pesquisar este blog

sábado, 27 de janeiro de 2018

braziu

Nasci juntinho com o AI-5.
Cresci sob a ameaça constante de, no caso de falar algo 'indevido', ter meus pais presos e minha irmã e eu sermos enviadas a um orfanato - ou pior! Uma vez vez cheguei em casa cantarolando trecho de música que ouvira na rua. "...caminhando contra o vento, sem lenço, sem documento...".
Imediatamente minha mãe me disse pra ficar quieta, fechou uma janela, me segurou pelos braços e disse, nervosa: "quer que teu pai seja preso?", NUNCA MAIS CANTA ESSA MÚSICA!"

E assim calei-me.
Nunca esqueci o medo de andar na rua e ver um capacete branco. Nunca esqueci os olhos de minha mãe naquele dia.

As pessoas que hoje tem toda a liberdade de falar TUDO que querem, inclusive ofensas e mentiras, clamando por novo governo ditatorial, nada sabem realmente sobre este medo. Riem, incrédulos, quando essa sombra se avizinha, acreditando que ditaduras se estabelecem apenas por força de armas. Servos voluntários pelo hábito, covardia ou participação (perversa) na tirania, acreditam-se detentores de uma verdade única, fechando olhos e ouvidos a quem ousa pensar diferente e à verdade de que todo um sistema corrupto precisa ser limpo desde a população e seus representantes, não sendo a condenação de um único homem a redenção de um lugar que nunca foi planejado para ser nação.

Lamentavelmente, somos arrastados por não-inocentes úteis ao poço que lhes é oferecido como salvação de algo que nem sabem o que é, mas, de que DIZEM SER O MAL.

Ler: http://br.rfi.fr/brasil/20180127-brasil-uma-democracia-em-decadencia
http://www.esdc.com.br/CSF/artigo_2007_11_Boetie.htm

Um comentário:

GWB disse...

Parece mentira o tamanho do retrocesso.