Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

Opostos Atraentes


Segundo alguma lei da física, pra dar química tem que misturar os opostos. Ok, perdoem o trocadalho.

Explicando: nesses zilhões de teorias sobre como, no caso de seres humanos, encontramos nossa metade da laranja (partindo do pressuposto de que SE DEVE, OBRIGATORIAMENTE, encontrar alguém pra aturar e ser aturado), nosso par perfeito, nosso pé de chinelo velho pro pé torto, nosso 'até que morte os separe', nosso cobertor de orelha ou nosso corno mais amado, a mais famosa tese afirma que os opostos se atraem.
Discordo veementemente. Acho que os opostos se completam. Não completamente, mas se completam. (ficou horrível hein?)

Vejamos: pense num quebra-cabeças. Pode ser um desses de criança ou nesses passatempos de milhares de peças com a foto dos canais de Veneza com um céu com 487 peças da mesma cor. O que encaixa bem geralmente tem algum ponto similar na imagem e a saliência de um encaixa perfeitamente na concavidade do outro (qualquer referência pornográfica é só na sua cabeça). Alargando horizontes: no começo, algo que te atrai não é o que te mantém ali (lembre do quebra-cabeças) mas algo que aparentemente é parecido com algo que gostamos, com algo que temos nesta peça do lado de cá e achamos legal...
No caso de seres ditos pensantes algum gosto similar, idéias, aprendizados de vida e coisas menos interessantes, mas nem por isso menos importantes, podem manter a atração inicial. Ou afastá-los pra sempre.

Ilustrar a idéia com o quebra-cabeças explica algo fácil: as pessoas se completam. Encontramos eco em coisas que nos agradam no outro. Não é o "nós" no outro que nos atrai. É justamente o que não há em nós mas que aceitamos ou buscamos ter. É a oportunidade de compartilhar, unir para crescer. Trocando em miúdos: companhia pra ousar e crescer. Acrescente-se a isso a atração sexual... FOGO!

Que graça tem ficar junto de uma pessoa que pensa exatamente igual a você e os dois nunca discordam? Que tédio. Claro que discordar de tudo torna a vida um inferno! Como não há vilões ou mocinhos na vida real pois somos um pouco de cada, melhoramos quando temos esse alguém que nos alerta, com aquela amizade que só o afeto faz desabrochar em todo relacionamento humano. E assim aprendemos mais. Crescemos. Ensinar e aprender. Toda oportunidade precisa ser aproveitada. E essa precisa ser uma via de mão-dupla. Como um encaixe. Um quebra-cabeças. Dá trabalho. Mas as coisas mais difíceis costumam trazer as melhores recompensas.

Nenhum comentário: