Pesquisar este blog

domingo, 17 de março de 2019

Para que serve a arte?


Quando vemos tanto ser destruído em termos de cultura, educação, engajamento social, esta guria de apartamento da capital continua descobrindo no interior do estado cada vez mais iniciativas que mostram a persistência e a vontade em fazer os cidadãos evoluírem dentro de suas comunidades.
Fui convidada a participar como avaliadora da Gincana Cultural de Charqueadas. Evento que acontece naquela cidade há 33 anos através da união de comunidade e gestores públicos. O evento acontece ao longo de um mês, mas envolve cultural e socialmente as pessoas ao longo de todo o ano.

A exemplo de escolas de samba, existem grupos que são concorrentes entre si. Além de uma ajuda financeira do município, promovem eventos para arredação de fundos. Estes eventos por si, já realizam a função de agregar e unir os envolvidos, torcedores e apoiadores.

Entre as tarefas da gincana existem diversas ações em benefício de entidades e da própria cidade. Algumas delas revertem em material escolar e alimentos. Outras, como a tarefa de uma encenação artística (conhecida como “o baile”) gera a definição de temas, a pesquisa, criação e desenvolvimento de figurinos, trilha sonora, iluminação, cenários, coreografias. Esta única tarefa faz com que muitos jovens tenham a oportunidade de aprender o valor do trabalho em equipe, tenham oportunidade de aprender sobre história, descobrir identidade de diferentes lugares e povos. Definido o tema em meados de novembro, tem início a criação da obra e seu desenvolvimento que culminam na apresentação em um espaço aberto, com adesão em peso da comunidade que, munida de cadeiras ou sentada no chão, assiste até a madrugada, as apresentações que se sucedem num palco/coreto com estrutura adequada de equipamentos para tal com direito a torcida organizada - também concorrente.

Apresentam-nos antecipadamente o briefing dos grupos - tudo com tempo estipulado e a organização é impecável, e temos a desafiadora tarefa na nossa gincana pessoal, de pontuar a adequação ao tema, conjunto cênico, interpretação e criatividade. Quando os integrantes do grupo que seguram as cortinas correm para o lado abrindo a cena o que se vê é um emocionante espetáculo de garra, alegria, força, cor e união. É possível perceber os meses de trabalho, ensaios, correria. Dos times mais antigos (TAMO NESSA POR CERVEJA - TNC e GRUPO DE RISCO - GR) à estreante ULTRA que com apenas 9 meses mostrou seriedade e comprometimento desde a apresentação do tema, a força com que cada ator e atriz e mantém sua atuação nos lembra do motivo pelo qual fazemos arte. A arte É libertadora.
Os temas propostos mostraram este ano a preocupação daquelas pessoas com a situação da mulher, intolerância e preconceitos e a origem do racismo nas Américas desde a África. Jovens de diversas idades levaram a seus familiares, vizinhos e amigos sua visão de mundo com esmero na criação e confecção estética dentro dos recursos disponíveis.

Ao contrário do que se poderia pensar, ao incentivar a concorrência saudável através de diversas ações sociais e artísticas numa região onde talvez as opções de entretenimento ainda sejam poucas, município e sociedade estão preparando os jovens para o mundo dentro de princípios éticos que deveriam nortear todas as relações humanas.

Muita gente pergunta qual a função da arte, do artista, da cultura. Alguns até mesmo dizem que não precisam de artista para nada mas mantêm seus discos e livros, vão a filmes e peças e quando saem, adivinhem? Escutam música.
Costumo responder que arte é vida. Atire a primeira pedra quem diz que vive tranquilamente sem televisão, cinema, livro, música, teatro, quem não tem um quadro na parede, uma foto, um objeto de arte/decoração em casa.

Neste caso, arte é o que agrega, ensina, enche os olhos e a alma de quem estava lá.
Vida ainda mais longa a estas Gincanas que podem servir de exemplo para todo o estado.

O acervo virtual na internet apresenta muitas fotos e vídeos dessas apresentações de gincanas da Charqueadas e São Jerônimo. Segue o link que ajuda a conhecer um pouco da história deste evento. https://www.portaldenoticias.com.br/noticia/3914/joao-turbina-personalidade-historica-da-gincana-de-charqueadas.html




Nenhum comentário: