Pesquisar este blog

sábado, 3 de dezembro de 2016

Entenda!

Aí pessoal que não entendeu nada sobre o estado de Calamidade Cultural decretado pelos artistas, jornalistas e muitos cidadãos do RS! Se é que preferem entender alguma coisa a engolir e cuspir ideias prontas.

1 - a) entendam o conceito de CULTURA: "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os  costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade" (grosseiramente
     falando)
    b) entendam o conceito de SOCIEDADE: "conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade".
    c) entendam o significado de ESTADO: "conjunto das instituições que controlam e administram uma nação/região"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado"

2 - a partir disso, pensemos:
a)    as instituições públicas que pretendem extinguir não apenas prestam serviços essenciais para a cultura do agronegócio (que já foi dos mais fortes do país) e do empreendedorismo, como possibilitam acesso à pesquisa científica e econômica fornecendo dados e informações inclusive para o exterior além da fundação que presta um dos mais importantes serviços a toda população: INFORMAÇÃO. Algumas provêm a máquina Estatal com material de consumo (nisso incluído a produção de soro antiofídico, por exemplo) e trabalham em prol de uma das maiores problemáticas do nosso tempo: a QUESTÃO AMBIENTAL.  Mudar as Leis para fazer qualquer coisa à revelia do que é interessante para a sociedade, não afeta também a moral, as crenças, costumes e os hábitos dessa sociedade?
b)    a cultura de “apagar incêndios” não deveria, AFINAL, ser substituída pela cultura do planejamento a partir de contato com funcionários de carreira, diretamente envolvidos em cada setor, que trabalham em condições e estruturas sucateadas ao extremo? Não teriam estas pessoas mais capacidade e conhecimento que tecnocratas/amigos ocupantes de cargos públicos/políticos?

3 – Mudando as Leis que regulam a manutenção do patrimônio do Estado abre-se precedente para que cada novo governante saia dilapidando o NOSSO patrimônio sem que haja nenhum impedimento, facilitando as negociatas que vão privilegiar mais uma vez seus amigos empresários formando carteis sem nenhum interesse no bem estar da população e suas necessidades.

4 – Deixo alguns questionamentos para servirem de exercício de pensamento.
Apesar de o governo atual informar via site que consegue reaver alguns milhares de reais de dívidas antigas, o Estado do RS é hoje credor de mais de 11 bilhões em impostos atrasados do empresariado gaúcho. Os programas de parcelamento existentes são superficiais com resultados pífios.
- POR QUE EM 2015 O ATUAL GOVERNO CONCEDEU MAIS ISENÇÕES FISCAIS A EMPRESÁRIOS? POR QUE NÃO VIMOS LANÇAMENTO DE PROJETO PARA BALCÃO DE NEGOCIAÇÕES QUE INJETASSE EFETIVAMENTE VALORES SUBSTANCIAIS NOS COFRES PÚBLICOS?

- POR QUE NÃO SE VÊ PROJETO PARA REDUZIR SALÁRIOS MILHARDÁRIOS DOS TRÊS PODERES E BENEFÍCIOS COMO AUXÍLIO-EDUCAÇÃO PARA FILHOS DE MAGISTRADOS NO VALOR DE ATÉ 4.500 REAIS, ENQUANTO O ACHINCALHADO BOLSA-FAMÍLIA TEM O VALOR MÁXIMO DE 85 (SIM, OITENTA E CINCO REAIS)?


- SE FUNCIONÁRIO PÚBLICO COMO SE SENTIRIA EM ESTAR COM AS CONTAS ATRASADAS MESMO TRABALHANDO TODOS OS DIAS COM A POSSIBILIDADE DE VER SEU TRABALHO EXTINTO?

Nenhum comentário: