Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Diversidade ou imposição cultural?

 Sempre defendi identidades regionais, curtindo ou não cada aparição nova (pra mim) cada detalhe cultural que conhecia. Mas não é de hoje que tenho alguma birra com certas 'aculturações'. Externas ou internas. Comprei - entre outros - 3 livros domingo na Feira do Livro de Porto Alegre que me ajudarão nestas linhas: A Salamanca do Jarau; O Curupira, o Saci e outras Lendas e O Negrinho do Pastoreio e a Mboitatá. Tudo por João Lopes Neto. quero (re)ler com calma.

E isso aconteceu na véspera do que, eu já imaginava, iria ouvir muito falar, o 'Dia das Bruxas'. 

À parte as decorações 'importadas' fabricadas na China, fantasias, festas e todo tipo de aproveitamento comercial de algo que não nos diz respeito culturalmente, alguém se deu ao trabalho de pesquisar o que significa, de onde surgiu? Bem, alguns anos atrás eu fiz isso, pra minha informação e compartilho com vocês agora.
 Eu lembrava que tinha a ver com algum equinócio e era ligado ao hemisfério norte. 

Do site O Apocalipse, num link específico retiro este trecho:


O livro "Ele veio para libertar os cativos", da Dra. Rebecca Brown, relata desta forma:
"São oito os 'dias santos', durante o ano nos Estados Unidos, em que são praticados os sacrifícios de humanos. São eles: o natal, a páscoa, o 'halloween' (dia das bruxas), o dia de ação de graças, e preferivelmente, o primeiro dia de cada estação do ano (primavera, verão, outono e inverno). Satanás deseja profanar cada uma dessas estações por causa da bondade de Deus. (...) Desde que os Druidas instituíram o 'halloween' na Inglaterra, este continua a ser o dia especial para a prática dos sacrifícios humanos. A repentina epidemia de substâncias e objetos encontrados em vários 'halloween' tratados por 'trick-or-treaters' (brincadeiras maldosas) não é por acaso. É uma tentativa maldosamente planejada pelos satanistas, pois as crianças feridas e mortas por esses 'truques' são sacrificadas a Satã."

De Casa do Bruxo, destaco o trecho abaixo:

Para algumas tradições da wicca, o ano se inicia no solstício de inverno. Outras consideram a noite de 31 de outubro como o início do ano. Esta data é conhecida como Halloween ou Dia das Bruxas, mas seu nome tradicional é Samhain, que significa "sem sol", referindo-se ao tempo de inverno. Esta época também é correspondente ao ano-novo judaico. 

Neste outro link há uma abrangência geral, mas percebe-se nitidamente que as culturas que celebram data o fazem no OUTONO com motivos específicos pra cada cultura e região. Atente para o fato de este link ter um enfoque com tendência religiosa específica.

Entre outras tantas sugestões de leituras virtuais, há ainda esta que complementa tudo que pudermos ler a respeito, lembrando o aspecto religioso da data.

Busque suas próprias fontes, leia. Depois de tudo, tire suas próprias conclusões. De minha parte, adoraria usar abóboras pra cozinhar e deixar o chapéu de bruxa nos contêineres descarregados nos portos. Afinal, aqui ainda é primavera e logo será verão. O outono e inverno estão longe ainda.
Se colocássemos gorros de Saci eles venderiam tanto quanto chapeús de bruxa? Provavelmente não, já que poucas crianças sabem do que se trata. Infelizmente.

Um comentário:

Eduardo Alves disse...

Concordo inteiramente contigo. Faço minhas as tuas palavras ...... bjsbsjbsjbsjs, edd