Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Por um movimento PRO cultura Paulista.

As pessoas me perguntam porque estou cansada de São Paulo. Bem, isto talvez ajude a entender um pouco do que vejo nas ruas, nos ônibus, em empresas, em restaurantes, pequenosa movimentos cotidianos, velados... Traduzidos por pessoas mais corajosas em expor seu pensamento tacanho:

http://www.manifesto.rg3.net/ e http://tinyurl.com/39xao6m


Estou cansada de cada vez que uso um termo diferente - mesmo que correto gramaticalmente, ser questionada pelo meu "chefe" e ter que catar explicação na gramática pra ele. De ouvir risadas com dedo na cara (olha o jeito que ela fala!) quando falo bergamota, mesmo sendo esse o nome em português da fruta e não um regionalismo como mimosa ou mexerica [http://tartarugamiga.blogspot.com/2009/09/de-hoje-nao-passou.html ]

Nunca pensei em me sentir estrangeira dentro do Brasil e estou cada vez mais triste e solitária. Me pediram uma vez pra levar um chimarrão numa produção. Levei, algumas pessoas pediram pra tomar, havia também 2 gaúchos que aproveitaram um pouco. Mas houve também aquele que ficou irritantemente fazendo gracinhas com "esse troço nojento que todo mundo bota a boca". Depois não sabem porque gaúcho chia tanto...Talvez seja pra se defender, aliando isso a sua natural arrogância gauchesca.

Outro dia um amigo levou a mãe (dele) ao aeroporto e foram agredidos verbalmente – aos gritos, numa fila de carros junto à entrada do estacionamento. O motivo: “tinha que ser gaúcho pra atrapalhar a fila (detalhe: ele era o terceiro)! Por que vocês não vão embora? Vem pra NOSSA terra só pra atrapalhar a vida dos outros.” Meu amigo, diretor de relações institucionais da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – órgão que regula TODO contrato de compra e venda de energia do país apenas disse: “talvez pra dirigir empresas que vocês não têm competência para...” Só não apanhou por que outras pessoas impediram. Mas não achou nenhum guarda pra prender o coitado do agressor em flagrante*.

Que culpa têm os nordestinos ou qualquer brasileiro, de ter uma cultura própria rica, vibrante, cantada e tocada com alegria e se os paulistanos têm inveja pois sequer sabem o motivo de seu "9 de julho"? (é bom que se diga noutros lugares do estado em que estive sempre fui muito bem-tratada)

Porque nunca vão ao parque da água branca ver o festival de cultura paulista?

http://jeinformaaplauso.blogspot.com/2010/03/voce-conhece-sua-terra.html

Pq não aprendem na escola o seu hino? Ninguém é obrigado, mas se alguém quer, deixa a pessoa aprender sobre sua identidade cultural!! Aliás, não consegui ouvir ainda, mas sei que foi trocado na década de 70 o original por um poema aos bandeirantes que foi musicado.

[Bandeirantes...gente de fora... Ah? Ah?...Sacou... ?]

Só porque SP virou uma salada de frutas sem cara - e não é isso que a faz única? , tem que ter algum ‘bode expiatório’ e todo mundo tem que ser apático desse jeito? Só é bom o que é importado de outros países??

Sugestão de leitura - link adicionado em 2011: http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/o-manifesto-sao-paulo-para-os-1

E nessa onda de importação, ainda que a França maltrate seus migrantes ou muito me engano ou foi lá que surgiu uma lei, movimento, enfim, programa pra que filhos de imigrantes não abandonem totalmente suas culturas, seu idioma natal.

PQ SP NÃO FAZ UM MOVIMENTO PRO CULTURA PAULISTA??

http://jeinformaaplauso.blogspot.com/2010/05/conhecendo-sp-xv-festa-do-imigrante.html

PRO CULTURA BRASILEIRA?

http://jeinformaaplauso.blogspot.com/2010/06/naturalmente-brasileiro.html

O MAIS DOIDO, É QUE ESSA GENTE MESMO acha chique ir comer fondue em Gramado e passar o carnaval atrás de trio elétrico na Bahia... Ah, mas aí é só férias, tipo gringo, americano atrás de turismo sexual... Sei!

Será que ninguém percebe que siglas como da tal S.D.R. (Soberanos da Revolução http://www.elitesdr.com/) que incitam contra negros, obesos, deficientes, mulheres, doação de sangue e órgãos, adoção de crianças em comunidades virtuais aproveitam justamente este tipo de sentimento que deveria estar em total desuso?

POR ISSO É IMPORTANTE SABER DE ONDE VIEMOS!!! Pra evitar cometer certos erros novamente. ISSO É NEO-NAZISMO PURO! E as pessoas estão esquecendo como tudo começou!

Quero estar próxima dos meus amigos e familiares pra lembrar às pessoas que somos todos absolutamente iguais e lutar contra qualquer espécie de preconceito e tentar que eles não cometam estes mesmos equívocos.

LEMBRAR QUE A LEI 'DE RACISMO' brasileira*, também se aplica a procedência regional, segundo me explicou um amigo paulistano advogado após ler a lei LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. [o que teria motivado a prisão em flagrante do exaltado lá do aeroporto]

Lembrarei sempre com muito carinho de todos os amigos brasileiros de tantos lugares diferentes que me ajudam e ajudaram por aqui. ADORO a cidade, conheci pouco do estado. Mas tá difícil.

Como diz um grande amigo paulistano, morador de outras paragens: sou brasileira. Mas já que não consigo ser em São Paulo, serei brasileira lá onde tem gente que entende o orgulho de conhecer sua identidade, história, de achar bonita a música, as danças sem ridicularizá-las, de receber bem os que vêm de fora, ainda que alguns por lá se esqueçam disso às vezes...

Espero sinceramente nunca ter agido dessa forma com nenhum "estrangeiro". Que aliás, quando são não-brasileiros, são tratados cheio de rapapés pelos brazucas, né?

Espero que estejam tratando bem melhor hoje em dia meus amigos paulistanos em POA e o outro em Salvador do que os brasileiros são tratados em São Paulo.

EXCELENTE TEXTO SOBRE O TEMA, SEM MINHA INDIGNAÇÃO http://champ-vinyl.blogspot.com/2010/08/carta-aberta-ao-movimento-sao-paulo.html

3 comentários:

Fabiana disse...

Prezada Silvana

Encontrei o seu blog por acaso.
O Manifesto NÃO é contra gaúchos!

Aliás, pode reparar, quando alguém ofende um gaúcho, fica tudo normal.
Quando se diz uma verdade sobre nordestino.. aí é o maior criminoso.
Como se fossem superiores aos demais seres humanos.

É sobre isto que diz o Manifesto.

Aprecio muito a linda Cultura gaúcha.


Fabiana
autora do Manifesto

Silvana da Costa Alves disse...

O que é ainda pior!! Você assume o preconceito e certamente não entendeu NADA do que escrevi e assinei em meu blog.

Silvana da Costa Alves disse...

Será que isso nunca acaba? http://blogs.estadao.com.br/link/justica-abre-processo-contra-estudante/