Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Teatro da Curva barrado

Lembro de quando o Brasil começou a barrar estrangeiros sem visto de entrada no país. Lembro de casos - um diretor americano com quem ia me encontrar em São Paulo, por exemplo, num festival de cinema - em que a falta de informação e a idéia de que basta ser norte-americano ou europeu pra ter entrada liberada em qualquer lugar do mundo gerava polêmica e colonizados ficavam indignados e xenófobos batiam palmas.

Bem, regras são pra serem cumpridas em qualquer lugar, é inegável. Mas há vezes em que causam indignação geral.

Se de um lado, a Polícia Federal no RS deveria ter exigido satisfações da falta de respeito do jogador de futebol mexicano durante o hino nacional brasileiro na final da Copa Libertadores em Porto Alegre, de outro, brasileiros deveriam se unir num grande boicote a artistas ingleses. Xenofobia? Exagero, não. Mas protesto pacífico é a forma que mais funciona no sentido de conseguir debates e reflexões.

Mais um grupo de artistas brasileiros é barrado ao viajar A CONVITE pra mostrar sua arte, justamente quando PAGAVAM pra fazer isso. Quando o intercâmbio entre as culturas e os seres humanos se faz cada vez mais necessário, ainda há quem tem a necessidade de esfregar na face alheia seus pequenos poderes.

Se é um caso de soberania nacional, o que podnmos fazer? Nada, do ponto de vista legal. Mas DEVEMOS divulgar atos como este fora como dentro do país. Devemos convencer festivais país afora a não convidar grupos daquele país, a informar que há um boicote claro e definido em função do ocorrido. Tenho certeza de que pessoas inteligentes, desde a organização do tal festival até o artista que sobrevive nas ruas de Londres, não se oporão a uma ação de protesto como essa.
De desagravo!

E não me venham com discursinhos colonizados de que isso não funciona. Por que é assim que as pessoas se acomodam e o ser humano continua sendo arrastado nesse mar de selvageria em que o mundo está.

FAÇAMOS OUVIR NOSSA VOZ EM TODOS OS CANTOS. ARTISTAS PRECISAM APRENDER A SER UNIDOS E NÃO APENAS LAMENTAR O CORRIDO. NÃO TOMO A LIBERDADE DE UM ABAIXO-ASSINADO EM NOME DO GRUPO PQ, LOGICAMENTE, NÃO TENHO NENHUMA AUTORIZAÇÃO PARA ISSO.

Nenhum comentário: