Numa tarde de calor de domingo, na Av. Paulista, centenas de pessoas se aglomeravam a espera do momento em que se veria, afinal, a esperada chuva de Twix. Em mais uma destas ações criadas para aproveitar ferramentas digitais, redes sociais e a similaridade dos nomes (Twitter e Twix), a tal marca de chocolate acabou provocando frustração e descontentamento.
Como não tenho gosto por chocolate, mas sou curiosa por ações promocionais e ainda mais por diversão gratuita, fui pra á, bem faceira encontrar um grupo de amigos tuiteiros.
Como se sabe, um consumidor satisfeito relata isso a algumas pessoas, mas o consumidor contrariado relata incessantemente a todos que encontrar pela frente até cansar do assunto. Com custo de divulgação relativamente baixo, se comparado a outras mídias, a MARS, com fábrica em Guararema/SP, colocou “no ar”, vídeos em blogs e alardeou pela internet esse flashmob promocional, a tal “Chuva de Twix”. Por mais que ninguém esperasse toneladas de chocolate caindo do céu, a confusão já estava armada por conta do diminuto espaço do estacionamento na Avenida Paulista – ponto nevrálgico da capital paulista em pleno domingo de sol. Centenas de pessoas munidas de sombrinhas, guarda-chuvas (e até guarda-sol), caixas, sacolas, se amontoavam no espaço de um estacionamento enquanto um relógio digital fazia a contagem regressiva; havia stands fechados e um pequeno palco, onde nada aconteceu. Nesses stands notava-se um pequeno tubo na parte superior, que deveria agir como ‘canhão’, lançando as 10 mil unidades previstas de chocolate, sob os olhares ansiosos de quem estava dentro, querendo pegar e fora, querendo entrar. Especulava-se sobre “como” isso seria feito - havia quem sugerisse do telhado do prédio ao lado e até por helicóptero!
O que se viu foi o lançamento de muito papel picado que ficou circulando e sujando os arredores do local – terão sido multados? – e pouco chocolate sendo arremessado pelos promotores que jogavam com as mãos o produto numa tentativa de fazer a alegria de muitos adultos e poucas crianças que vestiam até capas de chuva! A maquinária para o lançamento definitivamente não funcionou bem.
Sob vaias e protestos ao som do coro “Chokito, chokito, chokito”, rostos com estampada frustração e a correria dos organizadores se misturando a risadas de deboche nos fizeram pensar em como é difícil alcançar uma posição comercial e como é fácil perdê-la. Talvez se mensurada a exposição gratuita e espontânea da marca nessas semanas o resultado tenha sido excelente, mas quem sabe o dano que a má execução desta ação poderá ter causado. Provavelmente pouco, mas muito chocolate terá que correr por cima dos guarda-chuvas até que comentários desairosos deixem de ser feitos. Ao melhor estilo "Twitter de ser", já se ouvia #puta-falta-de-sacanagem e #vouxingarnotwitter (muito!).
No resumo, ação má executada e mal aproveitada, pois com espaço e público garantido, o que mais poderia ter sido criado? Qual o link com os vídeos sobre pesquisa histórica? Enfim, alguma lição deve ter sido tirada daí, esperamos.
Outros comentários e um vídeo aqui e fotos entre outros que devem pipocar ainda, aumentando a mídia espontânea pra marca.
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