Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2016

Cultura > Arte > Entretenimento

Tem aquele pessoal que ouve o galo cantar, não sabe onde e sai falando do que não sabe. E olha que é fácil hoje em dia, dar uma pesquisada, né?

E aí o cara fala: O artista pode levar a vida que quiser, desde que não dependa do dinheiro público para isso. Existe uma diferença abissal entre incentivo à indústria a fim de aquecer a economia e o incentivo à interesse particular de um artista com finalidade cultural questionável.

E a pessoa, mesmo cansada de repetir coisas feito papagaio também cansada de ouvir asneiras, se anima a responder:

.... ....    .....    ....    ....   ....


Vamos afinar os termos para nossa conversa, que tal?

CULTURA significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

ARTE é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.

Ou seja, a arte faz parte da cultura de cada lugar, da forma como somos paridos até como nosso corpo morto é “descartado”. Norteamericanos consideram horrível nossa cultura de furar as orelhas de meninas ainda pequenas. Os ciganos consideram pior a perda de um ancião com toda sua sabedoria que de uma criança que em seguida será substituída por outra. Nós consideramos terrível a cultura de mulitação de mulheres cortando seu clitóris na África. Então, depreendo que quando você fala “cultura” está, na verdade, querendo falar “arte”, certo? De qualquer maneira, a partir da cultura em que fomos criados podemos gostar ou não de algo, ou como você diz, considerar “questionável”.

Se usarmos nossos dois exemplos, carros e arte, eu poderia considerar “questionável” incentivar a cultura automobilística num país coberto de poluição, com péssimas estradas e design horroroso desses carros que nos individualizam cada vez mais, onde o trânsito mata (fora feridos) o equivalente a quase 240 aviões de passageiros por ano e o conceito de “sucesso” passa pela propriedade de um deles. Agregando o fato estatístico que essa indústria emprega pouca mais de 120 mil pessoas no país (ok, tem os empregos indiretos, digamos, 200mil?) e a indústria “cultural” emprega formalmente cerca de 2 milhões de pessoas (vamos dobrar o número pois o número de informais é muito maior que os demais, então, cerca de 4 milhões), parece-me estranho que se possa questionar ARTE a partir de gostos individuais e não se questione fabricação de carros (tem uns horrorosos! na minha opinião). Qual indústria emprega mais, colabora mais para girar a roda da economia e, principalmente, para a formação de cidadãos com capacidade de pensar e formar opiniões?


Minha humilde opinião. Obrigada por compartilhar a sua comigo.

Nenhum comentário: