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sábado, 10 de janeiro de 2015

Responsabilidade ambienta/? Aham...tá...

SOBRE A FARSA DO DISCURSO MARKETEIRO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Grandes empresas que deveriam ser as primeiras a dar o exemplo, vestem-se de um discurso puramente demagógico com a única intenção de aumentar suas vendas, já que suas atitudes não coadunam com ele.

Na casa de minha mãe havia um forno de microondas SANYO cujo último conserto datava de 1988. Ele morreu. Simples assim, sem mais chances de funcionar pela falta de uma pequena peça que não é mais produzida. Dirão alguns “que horror, tava na hora de trocar mesmo”. Eu pergunto: por que? Ele tinha o espaço interno perfeito para pratos de grandes formatos e cumpria muito bem sua função, não importa “sua idade”. E lá foi ele para o lixão dos eletrônicos. Precisou ser trocado por um “novo” de outra marca que em um ano de uso já foi ao conserto uma vez e não sabe uma travessa de lasanha tamanho família.

Esta semana resolvemos levar a conserto a lava-louça BRASTEMP que está impecável externamente e tem pontos mínimos de ferrugem naquele gradil onde a louça é encaixada. Depois de 4 dias tentando ligar para a assistência técnica da Brastemp, ouço que a bomba d’água (sim, apenas a bomba está estragada) NÃO É MAIS FABRICADA PARA AQUELE MODELO.
Lógica de mercado: fabrique modelos novos com peças diferentes e o consumidor terá, OBRIGATORIAMENTE que colocar o produto no lixo e comprar um novo.
Obviamente que “especialistas” dirão ser impossível fabricar modelos novos com o mesmo tipo de peça modelo antigo, que justamente essas causavam mais danos ao meio ambiente, usando mais água e energia e todo esse blá blá blá.
Mas então, como fica a diferença entre o discurso de compromisso público sobre a responsabilidade ambiental? Pois mais uma máquina grande totalmente viável que precisa apenas bombear água para dentro deve ser substituída por outra provavelmente menos resistente e duradoura.

Ética e, sem saber na época, responsabilidade ambiental tinham os fabricantes de antigamente, cujos produtos duravam na casa de nossas mães e avós por 20, 30 e até 40 anos! O importante era fornecer um produto de qualidade.
Agora, o importante é apenas VENDER enquanto há vida no planeta, pois, como se sabe, quando ele tiver virado um grande lixão, essa gente cheia de dinheiro vai morar na lua...

VER: http://www.brastemp.com.br/sobre-a-brastemp/responsabilidade-ambiental/

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