Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bicicleta em Porto Alegre

Esta semana me perguntaram se eu achava que o trânsito estava apto a receber bicicletas na rua. Respondi que não. A meu ver, os mais sem educação no trânsito são pedestres e ciclistas.  Mas isso por que, ao contrário da maioria dos condutores que realmente estudam e fazem testes pra ter sua carteira de habilitação, aqueles não passam por esta 'prepração'. Neste mesmo período percebi que motoristas (ônibus, carros e motocicletas) estão mais pacientes e eu mesma, fui atrás de legislação pertinente.

Sempre dou preferência a usar as ruas pra andar, mas confesso que muitas vezes ando na calçada ou trechos de ruas mais vazias na contramão pra poupar a subida difícil ou chegar no local que preciso sem ter que dar grandes voltas debaixo do sol. Usando as ruas, as regras de aplicam como quando estou dirigindo um carro. Salvo pelo fato de que a sinalização é feita com braços por não ter na bicicleta pública sinaleiras ou retrovisores. E ando sempre na direita, mesmo quando a convergência será para esquerda. E parece estar dando certo.

Mas, pra acabar com minhas dúvidas e fazer tudo certinho e, pra não ter que comprar um novo código de trânsito me aventurei a pesquisar na internet e encontrei neste link bem explicadinho como agir no trânsito enquanto ciclista e, em alguns casos, como pedestre.

Por exemplo: ciclista dentro e fora da ciclovia que não segue a sinalização específica affff, me incomoda muito. O mais incrível é que são os mais paramentados com bicicleta cara, equipamentos de proteção e o escambau. Como quer ser respeitado??

Quem dera também houvesse mais educação sobre o trânsito para pedestres, do jeitinho que a Fundação Thiago Gonzaga faz com o Vida Urgente no RS e também a pedido do governo do Espírito Santo naquele estado.

Por exemplo: pedestre não pode andar na ciclovia - e ainda com cachorrinho fazendo suas necessidades fisiológicas como vi hoje não, né?

Aqui ciclovias existentes e previsão de implementação de novas em Porto Alegre.

Nenhum comentário: