Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pela liberdade de crença, mas também o respeito.

Segundo uma pessoa que me chama de estúpida por ter uma crença religiosa, ela tem a mesma liberdade (de descrença) que eu tenho, preservada pela constituição.
Daí minha pergunta: a liberdade não pressupõe responsabilidade e respeito?

Pois é. Como as pessoas podem julgar aquilo que desconhecem? E com que direito? Até mesmo o judiciário precisa se munir de muitas informações pra determinar um veredito.

Com que direito um povo que se diz orgulhoso de sua mistura cultural e étnica, vem dizer que palestinos e judeus deveriam parar de brigar, se aqui dentro mesmo cultivamos tanto ódio pelo desconhecido?

Em vários colégios tive educação religiosa. Até o dia em que pedi para não assistir nenhuma (católica ou judaísmo). Depois cursei comunicação na PUC e lá tive, obrigatoriamente, cadeiras de "religião" e aprendemos sobre religião ao redor do mundo, sob o ponto de vista antropológico.
Daí outra pergunta: se é crime discriminar alguém pela cor de sua pele, também não é crime (por jurisprudência presumida) discriminar por suas crenças? ainda mais sem as conhecer em profundidade?

Povinho hipócrita esse brasileiro, hein? Que vai pro exterior e tenta se impor mas que comete erros tão grosseiros na intimidade do lar.

Nenhum comentário: