Esta mensagem, colocada aqui em partes, foi enviada (parcialmente) à Ouvidoria da Caixa Econômica Federal, pois o site restringe o que o cliente pode escrever. Não foi a primeira vez, mas certamente foi a última vez que passei por este tipo de coisa com essa instituição. Milhares de pessoas todos os dias são constrangidas e não percebem que têm sim, todo direito de reclamar pelo péssimo atendimento que PAGAM pra ter.
ATÉ MESMO PARA USAR O RECURSO DA OUVIDORIA, HÁ MUITA BUROCRACIA E LIMITE DE ESPAÇO NO SITE. OU SEJA: NINGUÉM QUER OUVIR A LISTA DE RECLAMAÇÕES QUE TEMOS A FAZER COMO CLIENTES.
Eles lerão tudo se tiverem o interesse de me procurar e pedir o relato completo.
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Senhores.
Sou cliente da Caixa Federal desde 1993 e minha família há bem mais tempo que isso.
Há pouco mais de 2 anos tenho residência em São Paulo (capital) e por vários motivos não transferi minha conta para agência nesta cidade, entre eles, o ótimo atendimento que recebemos em nossa agência de origem, em Porto Alegre (0435).
Tenho notado, com apreensão, a deteriorização do equipamento e da qualidade do atendimento especialmente de uns 6 anos pra cá. Procuro realizar operações em lotéricas e auto-atendimento. Há muito desisti de utilizar os serviços via internet (...)Após inúmeras tentativas verificamos que funcionava no equipamento DA agência, porém em nenhum outro fora.
Em São Paulo, há 2 agências lotéricas e 2 agências do banco próximas a minha residência. Uma delas (...) passa 90% do tempo (fora do expediente bancário) fechada, sem que se possa usar sequer os caixas deficientes e em constante manutenção do auto-atendimento. Na outra, o equipamento de auto-atendimento (em plena Av. Brigadeiro Luis Antônio) está completamente sucateado e, de vez em quando, há 4 máquinas funcionando. Normalmente, o “sistema está sem comunicação”.
Hoje, sofri uma enorme humilhação.
Fui a esta segunda agência (0240-Bela Vista, SP) para efetuar operações simples(...)
Prevenida quanto a esta possibilidade (ter que ENTRAR na agência) pelas constantes atrapalhações do auto-atendimento, fui apenas com um vestido de tecido leve, sem bolsos, uma sandália e uma sacolinha com celular, documento, cartão do banco, chave da casa e contas. Uso óculos de fina haste de carbono prendendo as lentes, um relógio de pulso de modelo popular e um anel idem. Havia comigo, preso ao vestido, um pequeno rádio de 4,5 X 3 cm, para o tempo que precisasse enfrentar de fila (que geralmente excedem o tempo limitado por lei).
Após várias tentativas sem sucesso no auto-atendimento, dirigi-me à porta rotatória, tirei chaves e celular e coloquei no compartimento adequado. Voltei até atrás da faixa indicativa e tentei entrar. O procedimento de ir e vir foi repetido diversas vezes até chegar ao ponto de me irritar com o guarda que queria que eu deixasse a sacola plástica do lado de fora. Recusei-me mostrando fundo da sacola e ofereci pra colocá-la no mesmo compartimento. Ele respondeu que isso não poderia ser feito.
Em seguida surgiu um funcionário apresentando-se como gerente (falsidade ideológica) da agência e dizendo que eu estava sendo filmada. ADOREI. Pois assim não seria a minha palavra somente de testemunha. Tal pessoa, cujo nome infelizmente me foge, mas cujo rosto não esquecerei, afirmou que eu estava tirando o direito de ir e vir dos outros.
E MEU DIREITO DE IR E VIR? Não estava sendo lesado?
E MEU DIREITO COMO CLIENTE DE SER BEM ATENDIDA?
Perguntei em alto e bom som se alguém precisava entrar. Não havia ninguém. Pelo contrário, demais clientes, também irritados, me apoiaram, afirmando que só faltava eu tirar a roupa, correndo o risco de ser presa por atentado ao pudor, como disse o tal funcionário, vejam só!! Despudorados me ameaçando!!!
FUI CONSTRANGIDA, POR TAL FUNCIONÁRIO, A TIRAR MEUS ÓCULOS, RELÓGIO DE PULSO E ANEL PARA QUE PUDESSE PASSAR!
AFINAL, COMO PODE SER VISTO POR QUALQUER PESSOA COM ACESSO À INTERNET, eu tenho realmente um físico assustadoramente perigoso aos demais habitantes do planeta e debaixo de um vestido de tecido leve carrego um AR-15.
ESTE TIPO DE CASO, SENHORES, REPETIDO À EXAUSTÃO EM AGÊNCIAS POR TODO O PAÍS, SERIA EVITADO CASO SEUS CLIENTES PAGADORES DE TANTAS TARIFAS DEBITADAS DIRETAMENTE DE SUAS CONTAS, NÃO FOSSEM IMPEDIDOS DE ACESSAR O SEU DINHEIRO ATRAVÉS DOS TERMINAIS DE AUTO-ATENDIMENTO POR MAU FUNCIONAMENTO. [Ainda hoje, conversei com meus pais que estão no litoral de SC e não conseguem sacar um único real pras suas despesas pois todo o sistema está novamente fora do ar em todo o país, ao que parece.]
Em seguida, no interior da agência, fui abordada por outra funcionária que se ofereceu para ajudar-me, Sra. Gidea). Eu só precisava saber se o agendamento (de pagamento) havia sido feito e efetuar outro pagamento no caixa e saque, já que terei que voltar à agência numa nova tentativa de transferir valor da poupança pra conta corrente (às vésperas de um grande serviços da Caixa? Em completa pane às vésperas do Carnaval no Brasil?
Temos tarifas a pagar, limites a cumprir e somos tratados como delinqüentes? SENHORES, ISSO REALMENTE ERA CASO DE POLÍCIA, POIS OS JORNAIS JÁ NÃO VENDEM MAIS COM ESTAS HISTÓRIAS.
Tal humilhação nunca será esquecida! Perdi metade do meu dia com esta questão mas não pude mais me calar diante de tais procedimentos. Sei que sou um pingo no oceano de clientes dessa instituição, mas meus pais e eu estamos resolvidos a retirar nossas contas da CEF. Em outra ocasião eles quase o fizeram e fui eu quem os convenceu a permanecer.
Mas “o ser humano só muda quando a dor de permanecer é maior que a de mudar”. Prefiro ser tratada com dignidade a nunca saber se minhas transações bancárias foram efetivadas, se consigo tirar dinheiro, se o auto-atendimento funcionará. Pagar por isso? Chega!
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