Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lugar de lixo é na lixeira, certo?



Você já sentiu uma coisinha dessas passeando no seu corpo? A simples idéia deste inseto já remete a algo nojento, sujo. Pelo fato de, com o advento das cidades, o habitat natural destes insetos ser agora próximo a esgotos, frestas e rachaduras, eles são associados a tudo que é sujeira, bactérias, etc.

Quando se fala em lixo, as pessoas não pensam em jogar sugeira no meio da sala de casa, mas muitas não hesitam em jogar lixo na rua a qualquer momento e são estas as primeiras a reclamar quando questões como bueiros entupidos afetam suas vidas. Como o caso da localidade onde um senhor que perdeu tudo por causa da cheia do rio próximo onde construiu sua casa: "é, a gente joga lixo no rio mesmo". Bem, não dá pra fazer manifestação, fechar rua com montanhas de lixo, exigir uma providência das autoridades pra ampliar a coleta? Sempre se vai pela via mais fácil, do comodismo.

Hoje vivi a primeira situação, causada pela segunda. Entrei no ônibus na Paulista, sentei num banco junto a uma janela e em menos de 1 minuto senti algo no meu braço. Uma barata pequena - não mais que 1,5cm de comprimento subia na direção da axila. Claro que num movimento reflexo tirei rápido o inseto dali. Olhei do meu lado e entre o banco e a parede do carro havia uma quantidade absurda de papéis de bala e guardanapos com resíduos de comida. Detalhe: apenas no meu ângulo de visão havia DUAS lixeiras. Uma delas cerca de 15cm a frente dos meus joelhos. Alguns segundos depois, outra maior subia pela minha perna e foi rapidamente jogada longe, claro.
Naturalmente desisti do assento, fiz o restante da viagem em pé e avisava a todos que iam sentar ali o que havia ocorrido.

Quando vão aprender que não é apenas uma questão de educação, mas uma questão sanitária jogar O LIXO NO LIXO? LÓGICO que estas pessoas não fazem isso em casa - espero! - mas por que razão o fazem então na rua, que é compartilhada com todo o restante da população?
COM QUE CARA VAI RECLAMAR DA PREFEITURA, SE É JUSTAMENTE QUEM ENTUPIU O BUEIRO??

Assim, só dizendo um palavrão: POOOOOOMBAS!!!

http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/9-jogar-lixo-no-chao-e-falta-de-cultura